Acesse meu tumblrPois é, faz tempo que eu não posto por aqui. Isso não significa que eu abandonei por completo a “arte” de blogar. Não somente continuo atualizando meu twitter com links diversos que eu ache interessante, eu venho adotando a plataforma Tumblr como nova forma de publicar aquilo que vem inspirando meus trabalhos e pesquisas no dia a dia. É um serviço tão simples, básico e eficiente que eu venho conseguido atualizar mesmo naquelas semanas mais atribuladas.

Então, clique na imagem ou acesse o link abaixo para conhecer o meu Tumblr e fique a vontade para se inscrever e acompanhar minhas postagens.

» richarley.tumblr.com

dest_multicolrsearchlab

Semanalmente eu acabo acumulando muitos links que considero úteis em minhas pesquisas no dia a dia relacionadas ao meu trabalho e estudo. Então, ao invés de ficar acumulando o meu bloco de notas do Netvibes ou deixar esses links se perderem via Twitter, estou trazendo isso pra dentro desse blog… meio como um serviço de utilidade pública e uma evolução da idéia de MEGAPOST, algo que já havia feito no começo do ano. Espero conseguir fazer isso com frequencia, até porque reconheço que não tenho atualizado o site como deveria.

Nos 10 links dessa semana (todos em inglês) tem fontes, ferramentas online, dicas e, é claro, listas de referência e inspiração para profissionais de design e criação gráfica em geral.

Clique aqui para continuar »

jabson_001

Em um dos primeiros módulos da terceira turma do saudoso Centro de Design do Ceará (CDC), em 2001, lembro que fizemos uma atividade de integração onde pares eram sorteados e teríamos que fazer uma ilustração que tentava representar a outra pessoa. Aquilo parecia uma missão ingrata para mim, devido as minhas limitações como desenhista, mas eu tive a sorte de ter sido desenhado por uma das figuras mais talentosas que conheci pelo curso, Jabson Rodrigues. Obviamente, com o tempo, ficamos grandes amigos mas com o fim do CDC perdemos esse contato diário, que rendia sempre ótimas conversas inspiradoras. Mas, como eu imaginava, Jabson, evoluiu muito em sua habilidade de ilustrar ao ponto de fazer obras que impressionam tanto pela criatividade quanto complexidade. O cara ainda não tem site pessoal, mas ele mantém sua galeria no Flickr constantemente atualizada. A seguir, uma pequena prévia de seus trabalhos.

Clique aqui para continuar »

Microsoft Surface

A tecnologia básica para o funcionamento de telas multi-toque já não é nenhum bicho de sete cabeças e há diversos dispositivos sendo desenvolvidos e vendidos por aí (basta tomar como exemplo o iPhone/iPod Touch e seus derivados). O avanço da arquitetura interna dos aparelhos que se utilizam disso dão possibilidade no desenvolvimento de softwares e aplicações cada vez mais interessantes. Até por isso, o Microsoft Surface, que já está restritamente disponível no mercado, continua impressionando a cada demonstração. Nos 3 vídeos a seguir, cortesia de um desenvolvedor da filial inglesa da Microsoft, Dave Brown, podemos ver a incrível física realista que essa máquina consegue processar. Vendo isso não é difícil imaginar diversas possibilidades de desenvolvimento e interação que essa fascinante plataforma e interface permite.

Clique aqui para continuar »

amy_bennett_01

Parece foto de uma maquete, mas não é. A americana Amy Bennett consegue, através de pinturas a óleo,  simular efeito semelhante ao da técnica fotográfica conhecida como “tilt-shift”, que tenta reproduzir cenários ou objetos reais como se fossem miniaturas. A seguir apresento alguns de seus trabalhos, mas recomendo uma visita ao site pessoal dessa artista para ver melhor suas obras.

  • Belos exemplos de fotografia “tilt-shift” podem ser conferidos clicando aqui. E para quem tem medo de altura e prefere simular esse efeito no Photoshop, recomendo ver esse tutorial (em inglês).

Clique aqui para continuar »

serzhant_001

Há tempos eu acompanhava o trabalho desse designer e ilustrador letão (Sim, aquele que nasce na Letônia, uma das três Repúblicas Bálticas, sacou!?) pelo seu DeviantArt. Como eu passei um tempão sem dar a devida atenção à essa comunidade de artistas digitais, foi por outros meios que eu acabei descobrindo o Studio 43, que nada mais é do que o portfolio oficial de Sergey Shinjaev. E pasme, ele foi muito além dos desenhos em vetor, com um ótimo material também para design impresso, identidade visual, embalagens e até design de interiores. Logo a seguir você pode conferir uma prévia de seus trabalhos.

Obs.: O cara é a prova viva de que design gráfico pode ser um trabalho recompensador!

Clique aqui para continuar »

Video Gaming TrendsO blog Advertising Pawn, sobre publicidade e marketing, apresentou recentemente um material bem interessante sobre as principais tendências do mercado de jogos eletrônicos. É uma apresentação de 54 slides cobrindo as mudanças de paradigmas e fatores diversos, com base em dados e estatísticas recentes, que estão ajudando a expandir esse mercado. É um estudo comissionado pela agência de propaganda RDA International.

A apresentação (em inglês) pode ser conferida aqui mesmo, logo a seguir, mas se preferir baixar o material, eles também disponibilizaram o material completo em PDF, com direito a comentários extras, através desse link.

Clique aqui para continuar »

O melhor da música em 2008

Aporias - Melhores de 2008Aporias é mais um blog “pretensioso” sobre música. Mas não aqueles de download fácil, sem informação alguma. Seu autor, o designer Carlos Bêla, juntamente com seus colaboradores (entre eles, este que vos escreve), ainda insiste que a boa informação é o melhor caminho para se descobrir música realmente interessante e inovadora feita por aí. E é acreditando numa possível troca saudável de conhecimentos musicais que o Aporias tem a “pretensão” de falar de artistas pouco ou nada conhecidos do grande público.

Como de praxe, a cada fim de ano, o Bêla coleta os discos favoritos de seus comparsas e junto com suas escolhas, faz uma extensa lista do que de melhor da música saiu nos últimos 12 meses. O resultado de 2008 vocês podem conferir clicando aqui ou na mensagem ao lado. Cada álbum tem, além de um comentário específico, prévia de uma música. Eu recomendo, por mais “pretensioso” que pareça.

Arte do ilustrador e designer gráfico russo Zutto

Pois é, já estamos em 2009. E pior que faz mais de um mês que eu não atualizo por aqui, afinal de contas, Dezembro foi corrido até demais, com muito trabalho mas também com muitas festas (e farras) que antecederam um divertidíssimo reveillon. Mas tudo bem, aqui estou de volta com alguns links que vinha guardando para atualizar por aqui e, só agora, estou podendo compartilhar. Só continuar abaixo, clicando nas imagens para acessar seus sites!

Clique aqui para continuar »

E aqui está a mais nova atualização (referente ao mês de Dezembro) do Smashing Magazine com a série de papéis de parede para desktop com calendários que é publicada mensalmente. São trabalhos feitos por artistas e designers de diversas partes do mundo, pois o site é aberto à colaborações de terceiros. Garanto que é uma ótima vitrine, pois o Smashing é um site referência para muitos designers gráficos e de web. Para participar basta fazer um wallpaper seguindo as regras descritas nesta página (em inglês).

Para Dezembro de 2008, foram selecionadas 55 peças, com opções bem distintas e interessantes, a maioria com temática de Natal. São wallpapers de resoluções diversas, tanto para monitores em widescreen quanto em fullscreen. Para ver, e baixar, esses papéis de parede, clique na imagem ao lado ou no link abaixo:



Sobre o autor

Esse é o site do cearense Richarley Menescal. Publicitário por formação, mas que atua com webdesign e design gráfico. Montou esse blog para servir de apoio a suas pesquisas nas áreas de design, comunicação e interação, com novidades e links relacionados.

Categorias

Arquivos por Data

abril 2014
D S T Q Q S S
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Anúncios

View blog authority